Uma granada, usada como munição de morteiro, foi encontrada no pátio de uma casa na manhã desta terça-feira (20) em Lavras do Sul. O artefato estava enterrado e foi encontrado durante uma limpeza no quintal da residência que fica na Rua Barão do Rio Branco no centro do município.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A Brigada Militar (BM) foi avisada pelo proprietário da casa e, conforme o protocolo antibombas, isolou o local em um raio de 100 metros quadrados. Uma escola estadual e uma creche que ficam próximas a casa, foram evacuadas.
O Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) de Porto Alegre foi acionado para verificar a situação e detonar o artefato. Segundo a BM, os agentes devem chegaram na tarde desta terça-feira na cidade.
Confira no vídeo:
O que é um morteiro
Segundo o Exército Brasileiro, morteiro é uma arma de artilharia menor do que um canhão, usada para disparar granadas a curtas distâncias. E explicou que o artefato pode ser tanto explosivo, usado para atingir um alvo quanto químico servindo como sinalizador, por exemplo.
Ao analisarem as imagens, foi constatado que se trata de um projétil inerte, ou seja, que não é explosivo e a cor azul identifica que é um instrumento usado somente em exercícios.
Casos semelhantes na região
Casos como esse já aconteceram na Região Central do Estado. Em julho de 2003, uma granada foi encontrada no campo do Jockey Clube de Santa Maria e em dezembro de 2022, um jovem de 22 anos encontrou um artefato muito semelhante ao descoberto em Lavras, próximo a uma ponte em São Gabriel.
Leia Mais:
- Responsáveis pelo golpe do caminhão-pipa durante as cheias de maio no RS foram presos em São Paulo
- Jovem é preso por tráfico de drogas em Santa Maria
- Bairro Tancredo Neves possui espaço que valoriza o artesanato local; conheça mais sobre o Recanto do Artesão